quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

5+ Baixistas famosos

Se existe uma classe injustiçada na música, são os baixistas. Mesmo tendo papel fundamental na construção da melodia, eles (quase) nunca são valorizados. Mas mesmo assim, existem alguns que conseguem se destacar e alcançar a fama. fama alcançada, mas também considera o talento do baixista.Essa lista considera a

5º-Flea
O baixista australiano Michael Balzary, mais conhecido como Flea se tornou um dos baixistas mais famosos da história por conta de alguns fatores importantes. Primeiro, ele toca numa das bandas mais populares da atualidade, o Red Hot Chili Peppers. Segundo, ele é um grande instrumentista, sendo considerado um dos melhores atualmente. E terceiro, ele consegue chamar bastante atenção nos shows; em parte por causa da sua presença de palco, e em parte por causa do seu "figurino" na maioria dos shows.


4º-Gene Simmons
O baixista do Kiss é reconhecido por sua qualidade. Porém, o que mais chama atenção em Simmons são suas declarações e o fato dele ser um "sex symbol", mesmo sendo um dos caras mais feios do meio artístico. Além disso, ele era um dos líderes do Kiss; e é díficil não chamar atenção tocando um baixo no formato de machado, usando uma maquiagem forte na cara e cuspindo sangue nos shows.




3º-Sid Vicious
Se essa lista tratasse dos melhores baixistas da história, com certeza ele não estaria. Porém, Sid Vicious se tornou um dos maiores símbolos da música e da atitude punk.  Baixista do Sex Pistols, Sid não sabia tocar baixo, por isso as músicas eram gravadas por outro baixista. Sid foi um baixista ruim, porém sua história de vida (e morte) é bastante conhecida. Sid conheceu a groupie Nancy Spungen, que o fez experimentar drogas e conhecer um novo mundo. Sid e Nancy faziam um casal explosivo, até a morte de Nancy em 1978, assassinada. Sid foi considerado culpado pela morte de Nancy e foi preso. Foi solto, mas, pouco tempo depois, em fevereiro de 1979, Sid Vicious morreu de overdose de heroína aos 21 anos. (segundo consta, Sid morreu por não conseguir viver sem Nancy).


2º-Sting
O The Police fez muito sucesso na década de 80. Porém, o sucesso da banda deve-se quase completamente ao vocalista/baixista Sting, que é um dos maiores galãs da história da música. Muitas pessoas esquecem o nome dos outros integrantes do The Police, e lembram-se apenas de Sting. Mesmo sendo reconhecido mais pelo seu "charme", Sting é um grande baixista.


1º-Paul McCartney
Porém, não existe nenhum baixista mais famoso que "Sir" Paul McCartney. Afinal, ele foi dos Beatles, e compôs algumas das canções mais famosas da história. Além disso, Paul conseguiu contornar o fim da banda, e fez uma carreira solo muitíssimo bem-sucedida junto com sua então esposa, Linda e a banda Wings. Paul é o artista mais bem-sucedido da música, e até hoje consegue lotar seus shows. Tudo isso sendo baixista.



Queria dar menções para grandes baixistas como John Entwistle, John Paul Jones, Lemmy, Cliff Burton, Roger Waters, Geddy Lee, e todos os baixistas, que mesmo não sendo muito reconhecidos, são fundamentais para a música.

Um comentário:

  1. Não sei qual que é o melhor, não tem como distinguir, todos são mitos.

    ResponderExcluir